A técnica (tecnologia) não é fenômeno recente. Ela existe desde os primórdios da humanidade e vem se desenvolvendo com o passar do tempo, atingindo seu ápice nas últimas décadas.
· O capitalismo exige – para a sua manutenção – altos níveis de consumo, sem considerar aspectos éticos, isto é, sem considerar as reais necessidades do indivíduo, a relevância do consumo ou as conseqüências negativas do consumo excessivo para o meio ambiente.
· O capitalismo não distingue “consumidor” de “indivíduo” (cidadão).
· Sob a ótica capitalista, o poder aquisitivo vai se transformando em medida de valorização dos indivíduos e fonte de prestígio social. Desse modo, possuir bens passa a ser um fim em si mesmo.
· O desenvolvimento do conhecimento, de um modo geral, promoveu grandes movimentos na história da humanidade. A Revolução Agrícola (Primeira Onda), a Revolução Industrial (Segunda Onda) e a Revolução Tecnológica (Terceira Onda) são alguns exemplos de tal desenvolvimento.
· A moderna civilização tecnológica é capaz de produzir grande volume de riquezas, mas não consegue distribuí-las de maneira uniforme.
· Os países da América Latina sofreram uma colonização por exploração; os EUA sofreram uma colonização por povoamento. Aí talvez resida a grande diferença entre o nível de desenvolvimento dos EUA e os países da América Latina.
QUESTÕES DE REVISÃO:
1. 01- Qual a maior contradição apresentada no texto em relação à civilização tecnológica?
2. 02- Quais as diferentes causas de desemprego nas sociedades desenvolvidas em relação ás sociedades subdesenvolvidas?
3. 03- Como se explica a enorme diferença entre os níveis de desenvolvimento dos EUA e os países da América Latina?
4. 04- “A presença da tecnologia nas sociedades contemporâneas é ambígua”. Analise a frase com base no texto.
5. 05- Como a tecnologia pode ser útil para a “criação” de uma nova sociedade?
0 comments
Postar um comentário