Visão Geral
Vários países ocidentais deram uma guinada à esquerda no início da década, com a vitória de John F. Kennedy nas eleições de 1960 nos EUA e seu assassinato anos depois, da coalizão de centro-esquerda na Itália em 1963 e dos trabalhistas no Reino Unido em 1964. No Brasil, João Goulart virou o primeiro presidente trabalhista com a renúncia de Jânio Quadros.
Nesta época teve início uma grande revolução comportamental como o surgimento do feminismo e os movimentos civis em favor dos negros e homossexuais. O Papa João XXIII abre o Concílio Vaticano II e revoluciona a Igreja Católica. Surgem movimentos de comportamento como os hippies, com seus protestos contrários à Guerra Fria e à Guerra do Vietnã e o racionalismo. Esse movimento foi também a chamado decontracultura. Ocorre também a Revolução Cubana na América Latina, levando Fidel Castro ao poder. Tem início também a descolonização da África e do Caribe, com a gradual independência das antigas colônias.
Anos 60
Ciencia e Tecnologia
- Tem início o uso da informática para fins comerciais, embora ainda não de forma massificada
- Em 1964 a IBM lança o circuito integrado, ou chip
- Surge a Arpanet, que se tornaria o embrião da Internet
- Os soviéticos enviam o primeiro homem ao espaço (Iuri Gagárin) em 1961.
- Neil Armstrong é o primeiro homem a pisar na Lua, um americano em 1969.
- Os soviéticos enviam um robô para a Lua (1966).
- Também em 1969, uma sonda dos EUA alcançou Marte e, meses depois, a URSS descia um robô em Vênus.
Anos 60
RELIGIÃO
Durante os anos 60, a religião católica passou por uma enorme mudança com o Concílio Vaticano II foi idealizado pelo Papa XXIII. Ele foi convocado em 25 de dezembro de 1961 e foi inauguorado, a ritmo extraordinário, no dia 11 de Outubro de 1962. O Concílio, realizado em 4 sessões, só terminou no dia 8 de Dezembro de 1965, já sob o papado de Paulo VI.
Objetivos
O objectivo do Concílio é discutir a ação da Igreja nos tempos actuais, ou seja, a sua finalidade é "promover o incremento da fé católica e uma saudável renovação dos costumes do povo cristão, e adaptar a disciplina eclesiástica às condições do nosso tempo" e do mundo moderno. Por outras palavras, o Concílio pretende a atualização e abertura da Igreja.
Resultados
Entre várias decisões conciliares, destacam-se as renovações na constituição e na pastoral da Igreja, que passou a ser mais alicerçada na igual dignidade de todos os fiéis e a ser mais virada e aberta para o mundo. Além disso, reformou-se também a Liturgia, onde a Missa de rito romano foi simplificada e passou a ser celebrada em língua vernacular.
Foi clarificado a relação entre a Revelação divina e a Tradição e foi também impulsionado a liberdade religiosa, uma nova abordagem ao mundo moderno, o ecumenismo, uma relação de tolerância com os não-cristãos e o apostolado dos leigos.
O Concílio não proclamou nem alterou nenhum dogma, mas as suas orientações doutrinais, pastorais e práticas são de extrema importância para a Igreja actual.
Também houveram mudanças nas Igrejas Orientais Católicas,Revelação divina e Tradição, Liturgia, Liberdade e direitos humanos, Relação com os não-cristãos e Ecumenismo, Educação e formação sacerdotal,Missionação e comunicação social.
Anos 60
Sociedade
A sociedade estava em caus com os movimentos que estavam acontecendo desde a década passada. Era a chamada "contra-cultura". Jovens inovando estilos, voltando-se mais para o anti-social aos olhos das famílias mais conservadoras, com um espírito mais libertário era esse o perfil dos jovens da década de 60.
Com todos esses movimentos o que mais se destacou foi o HIPPE.Os hippies se opunham radicalmente aos valores culturais considerados importantes na sociedade: o trabalho, o patriotismo e nacionalismo, a ascensão social e até mesmo a "estética padrão".
O principal marco histórico da cultura "hippie" foi o "Woodstock," um grande festival ocorrido no estado de Nova Iorque em 1969, que contou com a participação de artistas de diversos estilos musicais, como o folk, o "rock'n'roll" e o blues, todos esses de alguma forma ligados às críticas e à contestação do movimento.
O que marcava a nova onda de protestos desta cultura que começava a tomar conta, principalmente, da sociedade americana era o seu caráter de não-violência, por tudo que conseguiu expressar, por todo o envolvimento social que conseguiu provocar, é um fenômeno verdadeiramente cultural. Constituindo-se num dos principais veículos da nova cultura que explodia em pleno coração das sociedades industriais avançadas
Anos 60
Economia
A década de 60 começou com sérios problemas políticos: a renúncia Jânio Quadros em 1961, a posse do vice-presidente João Goulart, discussões em torno de presidencialismoou parlamentarismo. Esses fatos ocasionaram um declínio no crescimento econômico e industrial.
Após 1964, os governos militares, retomaram e aceleraram o crescimento econômico e industrial brasileiro. O Estado assumiu a função de órgão supervisor das relações econômicas.
O desenvolvimento industrial pós 64 foi significativo.
Ocorreu uma maior diversificação da produção industrial. O Estado assumiu certos empreendimentos como: produção de energia elétrica, do aço, indústria petroquímica, abertura de rodovias e outros, assegurando para a iniciativa privada as condições de expansão ou crescimento de seus negócios.
Houve grande expansão da indústria de bens de consumo não-duráveis e duráveis com a produção inclusive de artigos sofisticados.
Aumentou, entre 1960 e 1980, em números significativos a produção de aço, ferro-gusa, laminados, cimento, petróleo.
Com a construção de Brasília, durante a década de 50, o Brasil ganhou uma grande dívida externa.
Quando aconteceu a nova eleição para a república brasileira Jânio Quadros entrou no poder,em janeiro de 1961, fez uma grande mudança na economia brasileira.
Até a entrada de Jânio, o Brasil ajudava financeiramente parte das despesas com importação de trigo e de petróleo. Para agradar credores internacionais ele cortou a ajuda e com isso a inflação do pão e da gasolina subiu a 100%.
Com a renuncia de Janio( veja mais em Política) , João Goulart entrou no poder e também fez suas mudanças. Em 1964, a inflação atingia altos picos durante o governo de João Goulart, caíram os investimentos nacionais e estrangeiros.
Quando os militares assumiram o poder, tentaram estabelizar os estragos, porém quando Castello Branco (eleito pelo Congresso Nacional) em uma tentativa de reduzir a inflação ele adotou a estratégia de aumentar a arrecadação de impostos e impedir que os sálarios acompanhassem a elevação de preços. Ele também fundou o FGTS e contou com a ajuda dos norte-americanos.
No período de 1964-74, foram criadas várias medidas fiscais para incentivar a industrialização no Nordeste e no Norte, surgiram estímulos às exportações e ao turismo, além do incentivo ao mercado de ações.Anos 60
Anos 60
POLÍTICA
O Brasil vinha tendo um dos melhores desenvolvimentos ja vistos na história com JK, porém quando Janio Quadros ganhou a eleição e assumiu a Presidencia da republica começou com inumeras exentrecidades. Veja as principais e mais marcantes mudanças:
- política interna: Proibiu o uso do biquínis e os desfiles em cuncuros de misses com maios cavados.Também proibiu o uso de LANÇA-PERFUME nos bailes de carnaval e também as brigas de galo.
- condução economica: até sua eleição, os brasileiros ajudavam a pagar parte das importações de trigo e petrólio.Para agradar credores internacionais, Janio, cancelou essa ajuda; o resultado foi : o aumento do pão e dos combustíveis em 100%.
- política externa: durante seu governo, ele procurou distanciar-se das grandes potências. Condecorou CHE GUEVARA com uma ordem do cruzeiro do sul, reestabeleceu relações diplomaticas com a URSS e comercias com a CHINA.
Com a renuncia, a posse deveria ser de João goulart, o Jango. Mas ele não era bem visto por toda a sociedade, principalmente as elites, que o indicavam com reinvidicações trabalhistas e a ameaça do comunismo. Preocupados com isso, alguns setores da força armada tentaram o impedir sua posse. Mas com a ajuda de campanhas o Rio Grande do Sul ele garantiu sua posse.
Mudanças de Jango:
- Nova reforma agrária;
- estendeu o direito de voto de analfabetos, soldados, cabos e sargentos da Força Armada;
- Nacionalizou empresas prestadoras de serviços públicos e industria farmaceutica;
- Ampliou o monopólio da Petrobras, além de refinar e explorar petroleo iria também fornecer os derivados as distribuidoras de combustíveis.
- limitou a remessa de lucros para o exterior por meio de empresas extrangeiras.
Quinze dias depois do golpe o Marechal Castello Branco foi eleito pelo congresso Presidente, ele seria o primeiro de toda a Ditadura. Para conseguir reduzir a inflação e controlar as contas nacionais, Castello, aumentou os impostos e impediu que os salários acompanhassem a inflação. Criou tambem o fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS). Os sacrificios trabalhistas e a Aliança para o Progresso com os EUA ajudaram nas contas brasileiras.
Anos 60
Cultura e contra-cultura
A cultura foi impulsionada e espelhada, na década anterior, de 50, na qual o mundo todo encontrava-se em mudança cultural nos mais variados grupos sociais.
Para explicar melhor como foi a cultura naquela década temos que dividi-la em partes. Veja:
MÚSICA
O ronk'roll toma conta dos jovens do mundo inteiro. Todos os jovens estavam escutando help!! dos Beatles, ou (I Can't Get No) Satisfactiondos Rolling Stones entre muuitos outros cantores.
No Brasil o cenário não era diferente, aqui o rook era chamado de YE YE YE, por causa da musica She loves You dos BEATLES.
Aqui tambem estréia o programa Jovem Guarda em 1965, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia. O programa de tevê acaba gerando o movimento com o mesmo nome, onde os jovens tiveram pela primeira vez um espaço, lhes permitindo uma identidade própria, pois foi a primeira vez que se era dedicada aos adolescentes uma parte do cenário cultural.
TELEVISÃO
- Começam as transmissões de TV em cores no mundo.
- 1965-A TV brasileira começa a utilizar a tecnologia do video-tape , que permitiu a edição de programas televisivos, reduzindo o risco de erros, comuns nas exibições ao vivo.
- 1965-Inaugurada a Rede Globo, no Brasil.
- A televisão passa a se tornar meio de comunicação em massa.
- 1967-1968 tornam-se os anos do auge dos festivais da canção, no Brasil, que eram uma forma alternativa de expressão político-ideológica da juventude, diante da repressão da ditadura militar.
MODA
A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando.
As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.
As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.
Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.
Conscientes desse novo mercado consumidor e de sua voracidade, as empresas criaram produtos específicos para os jovens, que, pela primeira vez, tiveram sua própria moda, não mais derivada dos mais velhos. Aliás, a moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade, o grande desejo da juventude da época.
Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro, em suas “moon girls”, de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes.
Enquanto isso, Saint Laurent criou vestidos tubinho inspirados nos quadros neoplasticistas de Mondrian
e o italiano Pucci virou mania com suas estampas psicodélicas.
Paco Rabanne, em meio às suas experimentações, usou alumínio como matéria-prima.
Os tecidos apresentavam muita variedade, tanto nas estampas quanto nas fibras, com a popularização das sintéticas no mercado, além de todas as naturais, sempre muito usadas.
Enquanto isso, Saint Laurent criou vestidos tubinho inspirados nos quadros neoplasticistas de Mondrian
e o italiano Pucci virou mania com suas estampas psicodélicas.
Paco Rabanne, em meio às suas experimentações, usou alumínio como matéria-prima.
Os tecidos apresentavam muita variedade, tanto nas estampas quanto nas fibras, com a popularização das sintéticas no mercado, além de todas as naturais, sempre muito usadas.
A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem. O foco estava nos olhos, sempre muito marcados. Os batons eram clarinhos ou mesmo brancos e os produtos preferidos deviam ser práticos e fáceis de usar. Nessa área, Mary Quant inovou ao criar novos modelos de embalagens, com caixas e estojos pretos, que vinham com lápis, pó, batom e pincel. Ela usou nomes divertidos para seus produtos, como o “Come Clean Cleanser”, sempre com o logotipo de margarida, sua marca registrada.
As perucas também estavam na moda e nunca venderam tanto. Mais baratas e em diversas tonalidades e modelos, elas eram produzidas com uma nova fibra sintética, o kanekalon.
As perucas também estavam na moda e nunca venderam tanto. Mais baratas e em diversas tonalidades e modelos, elas eram produzidas com uma nova fibra sintética, o kanekalon.
A década de 60 foi importantissima para o rumo qe a moda, música e todos as outros tipos de cultura espalhadas por todo o mundo.
0 comments
Postar um comentário