domingo, 4 de setembro de 2011

"Novo texto" Elementos da cultura

.

Colégio Estadual Presidente Costa e Silva
ALUNO: ________________________________________________________ Série: 3ª – Turma: ____ 
DISCIPLINA: Sociologia                                    Professora: ____________________________________
III UNIDADE – TEXTO PARA ESTUDO: I. Os elementos da cultura
    (Fonte: OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. Editora Ática, São Paulo, 2001. p. 134-143 e149).




A cultura é um todo, um sistema, um conjunto de elementos ligados estreitamente uns aos outros. Para efeito de estudo, vamos desmembrá-las em suas partes, seus elementos.
     Os principais elementos de uma cultura são: traços culturais; o complexo cultural;; a área cultural; o padrão cultural; a subcultura.
TRAÇOS CULTURAIS
     Uma idéia, uma crença representam traços culturais. Um carro, um lápis, uma capa, uma pulseira, um computador também são exemplos de traços culturais.
     Os traços culturais são os elementos mais simples da cultura. Eles são as unidades de uma cultura.
     É necessário ressaltar que os traços culturais só têm significado quando considerados dentro de uma cultura específica. Um colar pode ser um simples adorno para determinado grupo e para outro ter um significado mágico ou religioso. Para os fiéis das religiões afro-brasileiras, por exemplo, os colares usados têm cores especiais, dependendo da divindade cultuada pela pessoa e, de acordo com a crença, dão proteção a quem os usa. Portanto, só no conjunto da cultura é que se pode entender um determinado traço.
COMPLEXO CULTURAL
     A combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica forma um complexo cultural. Por exemplo, o carnaval no Brasil é um complexo cultural que reúne um grupo de traços culturais relacionados uns com os outros: carros alegóricos, música, dança, instrumentos musicais, desfiles, etc. Da mesma forma, o futebol é um complexo cultural que pode ser desmembrado em vários traços culturais: o campo, abola, o juiz, os jogadores, a torcida, as regras do jogo, etc.
ÁREA CULTURAL
     A região em que predominam determinados complexos culturais forma uma área cultural. Esta é, portanto, a área geográfica por onde se distribui uma certa cultura. Assim, os grupos humanos localizados em determinada área cultural apresentam grandes semelhanças quanto aos traços e complexos culturais.
PADRÃO CULTURAL
     Padrão cultural é uma norma de comportamento estabelecida pela sociedade. Em que vivem. Quando os membros de uma sociedade agem de uma mesma forma estão expressando os padrões culturais de grupo. No Brasil, por exemplo, o casamento monogâmico é um padrão de nossa cultura.
EXERCÍCIO: Dê quatro exemplos de traços culturais ligados à vida escolar.





II. SUBCULTURA
     No interior de uma cultura podem aparecer diferenças significativas, caracterizando a existência de uma subcultura. Há regiões do rio Grande do Sul onde, além dos costumes e valores serem muitas vezes diferentes dos praticados no restante do país, até a língua principal é o italiano ou o alemão.
     Também os jovens apresentam costumes às vezes muito diferentes dos da população adulta; por isso, alguns autores falam de uma subcultura juvenil.
     Numa subcultura geralmente encontramos os mesmos elementos da cultura, mas com seus símbolos, suas normas, sanções e seus valores sociais particulares. Veja o exemplo da subcultura juvenil representada pelas tribos urbanas. Cada membro da tribo se reconhece pelos símbolos comuns, como o vestuário e o linguajar característicos que permeiam o espírito do grupo. Temos como exemplo a tribo urbana de góticos e a tribo urbana de clubers. Góticos e clubers se identificam entre si principalmente pelo vestuário e pela maneira de pensar sobre a vida. Enquanto os jovens identificados como góticos têm uma visão mais pessimista da sociedade e do seu futuro – mostrando isso em suas vestimentas escuras e com o uso de símbolos como a cruz e as caveiras –, os clubers encaram a vida como uma festa – enfeitando-se com roupas coloridas, reúnem-se sistematicamente para dançar em espaços com decoração futurista e muita música tecno. Os dois casos são exemplos de subcultura juvenil, com seus símbolos, suas normas sanções e seus valores sociais particulares.


ð     Aculturação: contato e mudança cultural
Durante a colonização do Brasil, ocorreram intensos contatos entre a cultura do colonizador português e as culturas dos povos indígenas e dos africanos trazidos como escravos.
Como consequência desse contato, ocorreram modificações na cultura dos brancos – que assimilaram muitos costumes das outras culturas – e também nas culturas indígenas e africanas – que foram dominadas e perderam algumas de suas características.
Desse processo de contato e mudança cultural – conhecido como aculturação – resultou a cultura brasileira.
Quando dois ou mais humanos de grupos diferentes entram em contato direto e contínuo, geralmente ocorrem mudanças culturais nos grupos, pois verifica-se a transmissão de traços culturais de uma sociedade para outra.


Baixa Aqui

0 comments

:a: :b: :c: :d: :e: :f: :g: :h: :i: :j: :k: :l: :m: :n:

Postar um comentário