COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE COSTA E SILVA
DISCIPLINA – FILOSOFIA
PROF. RAYMUNDO GOUVEIA
FOLHA DE ESTUDO – REVISÃO PARA A PROVA – IV UNIDADE – 3º ANO
· Estética é a tradução em português da palavra grega “aesthesis”. Grosso modo significa “conhecimento sensorial”, experiência”, “sensibilidade”; “Arte” deriva do latim “ars”, que equivale ao grego “techne” (técnica) e se refere à toda atividade humana sujeita a regras; “Poética” é a tradução do grego “poiesis”, significando “fabricação”.
· Somente no século XVIII por intermédio de Alexander Baumgarten, o termo “Estética” passou a se referir às artes.
· Na atualidade, o termo “estética” adquiriu um sentido popular e, em geral, encontra-se relacionado aos recursos utilizados nas clínicas de beleza, consultórios de cirurgia plástica, academias de ginástica, etc. De certo modo, há uma relação com o conceito clássico (filosófico) do termo, porém, com um sentido mais restrito.
· Em geral, considera-se que o artista tem uma concepção de mundo, um “olhar as coisas” diferente do cientista. Este tem uma visão mais objetiva, pragmática (prática) do mundo; aquele enxerga as coisas com os “olhos da alma”, de modo mais sensível, emocional.
· Platão defendia a ideia de que a beleza das coisas dependia de sua relação com uma “Beleza Superior”, divina; Aristóteles afirmava que as coisas possuíam em si mesmas propriedades que, de modo mais harmônico ou menos harmônico, faziam-nas mais belas ou menos belas. Apesar de haver diferentes modos de analisar a questão estética, sabemos que o “belo” e o “feio” são conceitos universais, no sentido de ser aquilo que agrada, aquilo que afeta de modo positivo (o belo) e aquilo que desagrada, que provoca repulsa (o feio). Entretanto, atribuir “beleza” ou “feiúra” a algo depende de diversos fatores relacionados ao espaço, ao tempo, à cultura, à educação, à sociedade onde se vive, à moda, etc.
· A forma mais antiga (clássica) de concepção da arte (e do artista) vê esta atividade como um processo de imitação (a arte imita a vida; o artista apenas reproduz o que há na natureza); somente durante o período do Romantismo (a partir do século XVIII, mais ou menos) a arte passou a ser concebida como criação e o artista passou a ser visto como um gênio criador. Nos dias atuais, a atividade artística é concebida como expressão e construção: o artista é um indivíduo que interpreta a realidade e expressa o seu estar-no-mundo através da obra de arte; ele é uma espécie de tradutor da realidade e ao mesmo tempo construtor da realidade.
· Arte e técnica mantêm, na atualidade, uma relação de interdependência. Hoje, a obra de arte não é algo destinado apenas à pura contemplação: verdadeiras obras de arte são criadas com o intuito de interferir na realidade. Prédios são construídos para, além de serem funcionais, “inteligentes”, interagir com a paisagem, com o meio ambiente. Móveis são desenhados para, além do conforto, proporcionar ao usuário um “visual” agradável e assim por diante.
· Arte e tecnologia, na atualidade, têm sua relação cada vez mais aprofundada: no cinema, a tecnologia 3D aliada aos recursos de áudio fazem o espectador se sentir dentro da cena; o “design” gráfico é um dos cursos mais procurados pelos jovens; já é possível gerar uma imagem tridimensional, produzir um vídeo, reproduzir o som de um instrumento musical (ou de uma orquestra inteira) a partir de um “simples” laptop, no quarto de nossas casas.
OBS. NÃO DEIXEM DE FAZER A LEITURA DAS APOSTILAS.
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